A ilustração como protagonista do conteúdo

18:35

Já sabe o que você vai fazer nessa quinta-feira né? É dia de Amazon Content! Tá tendo muita expectativa e pra ajudar a controlar a ansiedade, conversei com o Vilson Vicente, responsável pela palestra "Imagens que falam: a ilustração como protagonista do conteúdo”.

Eu conheci o Vilson, recentemente, nós começamos a trabalhar no mesmo local mas foi só a pouco tempo que pude conhecer um pouco mais sobre o trabalho dele. Ele é ilustrador autodidata e se lançou no mundo da publicidade faz uns cinco anos. Aproveitou o espaço no blog pra contar um pouquinho mais da sua paixão pelo design e sua história de muito profissionalismo:
"Tenho formação em elétrica por força do destino mas sempre tive os dois pés e as duas mãos nas artes, amo o que faço e atualmente é o que me toma 50% do tempo entre estudo e produção. Gosto muito de design também, e isso é o que ocupa os outros 50%, sou absolutamente encegueirado por tudo o que é relacionado a ferramenta de relacionamento homem/máquina e também por solução gráfica para comunicação."
Blog da Rhu: Contaí como tu começou?
Vilson Vicente: Depois de ter trabalhado como freelancer por algum tempinho eu resolvi, com a cara e com a coragem, mesmo sem ter a formação na área, levar meu portfólio em uma agência grande e pedir um emprego e ~ pasmem ~ eles me deram, primeiro era pra tirar as férias de um diretor de artes e só depois dessas férias eu fiquei com o emprego.
BdR: Teve muitas dificuldades pelo fato de não ter uma formação na área?
VV: Passei muito perrengue para aprender algumas coisas específicas que a formação autodidata não te dá e rolou algum preconceito com o fato de eu não ser da área, normal, mas isso eu consegui superar mostrando competência, acho que já não é mais um problema.
BdR: Tem alguma parte do design que te encanta mais?
VV: Dentre todas as mídias que me fascinam em comunicação e design a que mais me prende é o cartaz. O cartaz tem uma mística interessante, uma peça publicitária que tem o poder de fazer as pessoas quererem pendurá-la na parede do quarto, ou até emoldurar. Pra mim é uma responsabilidade imensa toda vez que me encomendam um trabalho desse tipo, e apesar de ter feito poucos, sempre penso nessa coisa de "será que alguém iria querer colar na parede?" pois é incrível tudo o que já foi criado dentro desse formato, principalmente em ilustração, o cartaz é algo que levou ao topo o nome de muitos ilustradores, algo que marcou várias épocas e gerações.
BdR: Tem muita paixão na tua fala, tu pretendes passar isso pra galera no Amazon Content também né?
VV: Na palestra de quinta eu vou abordar a potência da ilustração em ferramentas de comunicação como o cartaz, o livro e até mesmo as redes sociais. Aspectos de criação e desenvolvimento de ilustrações que se projetam além das limitações bidimensionais de suas mídias, sejam papéis ou telas. Pretendo passar tudo o que eu puder do que já absorvi de informação e conhecimento nesse sentido e falar também da minha metodologia de estudo e trabalho. Espero que consiga no tempo! :)
E pra encerrar, tem muita ilustra pra mostrar o trampo do Vilson, saco só:


Curtiu? Confira outros trabalhos do Vilson aqui e aqui.
Compre seus ingressos no site amazoncontent.yesbil.com e também na sede da Yesbil lá na Travessa Benjamim Constant, 951, no Reduto.
UPDATE:
Houve um contratempo e a programação do evento sofreu algumas alterações, você pode conferir todos os ajuste aqui.

Leia também

4 comentários

  1. Autodidata? Nossa muito bacana :D

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, a palestra foi muito incrível! Ele mostrou uns outros trabalhos e a galera ficou de boca aberta na hora hahaah

      Excluir
  2. Acho muito legal ver casos assim, em que a pessoa consegue aprender sozinha. Na real, acho que é a forma que mais da certo, porque tem que ter um enorme interesse naquilo que tá estudando. Às vezes, algumas pessoas fazem cursos, mas não se encontram tanto quando quem busca o conhecimento por conta própria. Legal demais, o trabalho dele. E o post ficou ótimo! :)

    http://desapegomental.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jo! (tô intima já ;))
      É bem isso mesmo, qndo a gente faz algo por querer fica até mais fácil crescer e se dedicar! Qndo eu terminei a entrevista com o Vilson, a primeira coisa que falei foi: Nossa quanta paixão tem aqui! hahaha

      Excluir