Consciência Negra dentro e fora da Comunicação

13:04

20 de outubro, dia da Consciência Negra. Dia em que o país é tomado por manifestações artísticas, culturais e intelectuais sobre o tema. Eu fui convidada pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social da UFPA aka Caco da minha faculdade pra participar do I Seminário de Consciência Negra e Comunicação e vou contar pra vocês um pouquinho como foi.

Esse dia foi histórico! Primeiro porque foi a minha primeira experiência desse tipo, eu já tinha recebido outros convites (não muitos) para estar na frente de debates mas sempre rejeitei por medo e insegurança. Eu tava morrendo de medo de ter ataque de riso na hora, é isso que acontece quando eu fico nervosinha hahah.
Foi importante também pra mim porque este ano tenho passado por muitas mudanças e percebi que venho me tornado cada vez mais militante (ou chata pra alguns) das coisas que acredito, então, serviu pra eu superar meus medos e me tornar mais confiante na luta pelas causas que defendo que decidi aceitar o convite dos meninos do Caco pra participar de um dia inteirinho dedicado a cultura negra \o/
Logo cedinho teve o debate sobre Pretas e pretos também fazem comunicação?, da qual eu participei junto com a jornalista Priscila Duque. Eu falei sobre a presença dos negros nas agências de publicidade. Me baseei na pesquisa "A presença dos negros nas agências de publicidade" e extrai de lá os números que mais poderiam ser úteis na nossa realidade local. Você sabia que 53% da população brasileira é negra declarada segundo o dados do IBGE no Censo de 2010. Isso é mais da maioria e fiquei me perguntando:
Onde estão estas pessoas? Se somos maioria, por que não nos vemos representados na mídia?
Temos dificuldades de acesso a educação básica de qualidade e, por consequência, não temos temos condições de avançar em busca de melhores oportunidade de estudo/emprego. 
45,2% dos jovem negros (entre 18 e 24 anos) ainda está cursando o ensino médio
70% das mulheres negras estão trabalhando como empregadas domésticas e sem carteira assinada.
Voltando à pesquisa, 0,74% dos cargos de alta direção das agências são ocupados por negros, isso é menos de 1%. E, dos 404 executivos, só 3 são negros e nenhuma negra ocupa um cargo de gestão estratégica. No jornalismo, temos a menor taxa de proporção de negros na profissões, apenas 23% segundo a Federação Nacional dos Jornalistas.Ao reunir esse números temos um resultado nada bom! Não podemos esperar representatividade dentro da Comunicação se não fazemos parte dela. Não somos e nem seremos representados por quem não vivência nossa luta!
No começo da semana o Think Olga, site dedicado ao empoderamento feminino e responsável por pelo Chega de Fiu Fiu, divulgou o lançamento de um projeto inspirado no Entreviste uma Mulher. O Entreviste um Negro é um banco de dados colaborativo com informações que facilitem a busca de jornalistas por personagem adequados às suas matérias. Por exemplo: no banco de dados, você encontrar informações como área de atuação de determinada pessoa, então se a matéria pedir um personagem que fale/estude sobre igualdade racial e essa pessoa estiver registrada na lista, o jornalista vai encontrar alguém lá e nós teremos a chance de ser ouvido ou visto ou lido. Você pode ler mais sobre o Entreviste um Negro aqui e também acessar o banco de fontes e adicionar pessoas à lista aqui.
Falei demais hahah mas no dia foi bem rapidinho, eu juro! O restante da programação teve ainda Roda de conversa antiproibicionista discutindo sobre a importância da legalização da maconha pra descriminalização do povo preto e pobre que é facilmente associado a bandidagem; Oficina de Turbante acompanhada de uma roda de diálogo sobre apropriação cultural; Mostra de trabalhos e fotografias e ainda uma Cultural com batuque de preto que era pra fechar com chave de ouro. E pra encerrar o post vou deixar vocês com as imagens desses negrxs maravilhosxs que passaram por lá!
Ah, eu não tô na foto porque tive que vir embora cedo e chorando por não poder apreciar tudo mas outras oportunidades virão! Bjs e obrigada por ler até o final ;)

Leia também

7 comentários

  1. Miga, que orgulho de você. Continue assim, escrevendo, falando, gritando, o mundo precisa ouvir! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, sua linda! Obrigada pela visita e pelo apoio! ♥

      Excluir
  2. Legal, precisamos de parar de julgar pela cor, todos somos iguais.

    Alpha Hosting - Hospedagem de Sites

    ResponderExcluir
  3. Que encontro mais gostosos deve ter sido! Eu também começo a rir em horas impróprias hahah. Então eu fico feliz pela tua conquista em ir a frente do debate é muito importante que tenhamos voz. E sim, eu tenho me tornado chata para alguns também, mas não me calar diante de opressões. A oficina do turbante deve ter sido demais. Povo lindo na foto <3 garotaveneta.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rhu! Dando um google aqui sobre o Entreviste um Negro, eis que encontro seu post! Que legal você falar do EUN na sua palestra :) Sou Helaine, criadora do projeto, e, por uma linda coincidência, também estudei na UFPA. Me formei em jornalismo e por anos fui do CACO. <3 Ó, aproveito pra dizer que essa semana lancei a página do EUN no facebook https://www.facebook.com/entrevisteumnegro/
    e semana que vem começamos o IG https://instagram.com/entrevisteumnegro. Um abraço! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que encontro lindo! Vou aproveitar pra fazer outro post aqui sobre o projeto. Faço questão! ♥

      Excluir